• Instituto Luna

Conheça os 3 tipos de tesouras

Sabemos que o ideal antes de comprar uma tesoura é verificar o seu tamanho,tipo de material,e ai sim investir naquela que tornará nosso trabalho mais confortável.


A tesoura é composta por duas lâminas e dois cabos divididos por um parafuso central, sendo que a uma lâmina chamamos de móvel e a outra de fixa.

A lâmina móvel é a que está ligada ao cabo com o anel para o dedo polegar e a lâmina fixa está ligada ao cabo com o anel para o dedo anelar.

A forma com que seguramos a tesoura vai garantir o nosso máximo conforto durante a tarefa de cortar o cabelo.


Vamos ver agora a maneira correta de segurar a tesoura:


• Coloque o dedo anelar no anel para o dedo anelar, esse dedo irá controlar a lâmina fixa.

• Em seguida, coloque o dedo polegar no anel para o dedo polegar, este irá movimentar a lâmina móvel.

• O dedo indicador deverá ficar na parte superior da tesoura servindo de apoio para maior segurança e firmeza durante o desenvolvimento do corte.


Durante todo o procedimento do corte você deverá segurar o pente e a tesoura na mesma mão e manter a tesoura guardada na palma da mão para maior segurança da sua cliente. Para esse procedimento basta retirar o dedo indicador do anel e fechar a mão.


O tipo de tesoura que o profissional irá utilizar no desenvolvimento do corte dependerá do efeito desejado. A escolha da tesoura correta aliada a uma perfeita técnica irá possibilitar um corte perfeito, com movimento ao cabelo e um caimento coordenado, o que irá agradar muito a sua cliente, fazendo com que ela permaneça fiel a você.


Encontramos três tipos de tesoura que possibilitam ao profissional estilizar um cabelo por meio do corte e técnica adequada, são elas: a tesoura fio laser, a tesoura fio navalha e a tesoura dentada.


Tesoura Fio Laser


Suas lâminas apresentam ranhuras que permitem um corte mais preciso, pois evita que o cabelo deslize entre as lâminas, proporcionando um corte compacto e criando uma extremidade limpa e sem pontas. Esta tesoura é utilizada em cortes retos ou para definir uma linha de corte antes da estilização do mesmo.


Tesoura Fio Navalha


Diferente da tesoura fio laser, na tesoura fio navalha suas lâminas são afiadas com efeito de navalha, o que proporciona um afinamento no final da mecha causado pelo deslizamento do cabelo por entre as lâminas no momento do corte, possibilitando um maior movimento ao cabelo, e um caimento mais suave e irregular. Esta tesoura também é utilizada para desfiar os cabelos e dar um design desconectado e moderno ao corte.


Tesoura Dentada


Suas lâminas imitam um pente onde seu corte ocorre somente quando do contato do cabelo com os “dentes” da lâmina criando uma alternância no corte que pode variar de acordo com a largura e distância entre os “dentes” da lâmina.

Proporciona uma linha de corte irregular de comprimentos curtos e longos, pode ser utilizada para dar textura em cabelos curtos, retira marcas de cabelos masculinos feitos com máquina de corte e também para minimiza o volume.


Saiba mais em https://www.facebook.com/InstitutoLunaRS/?ref=settings

13 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Instituto Luna® - Luna Cosméticos®

Av. MarechaL Rondon, 2051, Morada do Vale I, Gravataí RS

(51) 98444.7535
www.facebook.com/InstitutoLunaRS