• Instituto Luna

Descubra nesse post qual seu tipo de cabelo

É importante saber qual o seu tipo de cabelo para usar os produtos mais adequados e cuidar dos fios corretamente, mantendo-os com brilho, movimento e maciez.

Os cabelos podem ser lisos, ondulados, cacheados ou crespos, e para cada tipo de cabelo há variações quanto à espessura, volume e brilho dos fios de cabelo. Por isso, veja esta classificação e confira qual o seu tipo de cabelo para cuidar bem dele e usar os produtos mais indicados.

1. Características do cabelo Liso

O cabelo liso costuma ser bem sedoso, pois a oleosidade natural dos fios consegue atingir as pontas dos fios, no entanto, o uso constante de chapinha ou babyliss pode tornar o cabelo seco.

Como cuidar: Para evitar o ressecamento, os cabelos lisos precisam de hidratação a cada duas semanas e a cada lavagem deve-se usar cremes protetores térmicos antes de usar o secador ou a chapinha.

Abaixo estão exemplos dos tipos de cabelos lisos.

Liso fino: fios de cabelo muito lisos, sem volume e escorridos, que não modelam e nem seguram nada, nem um grampo. Além disso, este tipo de cabelo tem muitas vezes tendência para a oleosidade. Veja como controlar este problema clicando aqui.

 Liso médio: fios de cabelo lisos, mas com um pouco de volume, sendo que já é possível modelar as pontas e de colocar grampos.

Liso grosso: fios de cabelo lisos, mas grossos e com volume. Pode armar com facilidade e são difíceis de modelar. Saiba como ser um expert em cabelos clicando aqui.


2. Características do cabelo Ondulado

O cabelo ondulado forma ondas em forma de S, podendo ficar liso quando escovado ou cacheado quando é amassado, formando cachos soltos.

Como cuidar: Para definir as ondas, deve-se usar cremes para pentear ou ativadores de cachos, e preferir cortes em camadas, pois dão mais movimento às ondas. Esse tipo de cabelo precisa de uma hidratação profunda a cada duas semanas, com máscaras ou cremes específicos para hidratar, e o secador e a prancha devem ser deixados de lado para que as ondas fiquem mais definidas e brilhosas.

Abaixo estão exemplos dos tipos de cabelos ondulados.

2A - Ondulado fino: fios de cabelo ondulados, em forma de S muito suave, fáceis de modelar, quase lisos. Geralmente não tem muito volume.2B - Ondulado médio: fios de cabelo ondulados, formando um S perfeito. Tendem a ter frizz e não são muito fáceis de modelar.2C - Ondulado grosso: fios de cabelo ondulados e volumosos, começando a formar cachos soltos. Além disso, não ficam grudados na raiz e são difíceis de modelar.


3. Características do cabelo Cacheado

O cabelo cacheado forma cachos bem definidos que parecem molas, mas tende a ser seco, e por isso não é indicado usar tinturas nesse tipo de cabelo, para não ressecar ainda mais.

Como cuidar: O ideal é que os cabelos cacheados sejam lavados apenas duas vezes por semana com shampoos anti-frizz ou para cabelos normais, e a cada lavagem os fios devem ser hidratados com creme de tratamento ou máscara de hidratação.

Após a lavagem, deve-se aplicar leave in, que é o creme de pentear sem enxágue, e deixar o cabelo secar naturalmente, pois o uso de secador e prancha resseca os cachos.

Para dar forma ao cabelo e definir os cachos, o leave in pode ser usado diariamente, sendo necessário apenas retirar o creme do dia anterior com água. Outro produto que pode ser utilizado é o reparador de pontos, que dá brilho e maciez, e deve ser aplicado com os fios já secos.

Abaixo estão exemplos dos tipos de cabelos cacheados.

3A - Cachos soltos: cachos naturais, largos e regulares, bem formados e redondos, geralmente finos.3B - Cachos fechados: cachos estreitos e bem formados, mas mais fechados que os cachos soltos e mais grossos, tendendo a ficar armado.

3C - Cachos muito fechados: cachos muito fechados e estreitos, ficando grudados uns nos outros, porém com um padrão definido.


4. Características do cabelo Crespo

O cabelo crespo ou afro é diferente do cabelo cacheado porque mantém-se enrolado mesmo quando está molhado. Além disso, o cabelo crespo é frágil e seco, pois a oleosidade não consegue percorrer os fios do cabelo, e por isso a hidratação deve ser feita semanalmente.

Como cuidar: É importante que a hidratação seja feita com água quente e toucas térmicas, mas a finalização da lavagem do cabelo deve ser feita com água fria, pois isso evita o frizz.

Além disso, deve-se usar o creme para pentear e deixar os cachos secarem naturalmente, apenas retirando o excesso de água ao amassar o cabelo com papel toalha. Mas quando usar o secador for necessário, uma boa dica é passar um pouco de gel nas pontas do cabelo, por cima do creme de pentear, e usar o difusor para definir os cachos.

Abaixo estão exemplos dos tipos de cabelos crespos.

4A - Crespo macio: cachos pequenos, definidos e muito fechados, que parecem molas.4B - Crespo seco: cachos muito fechados, em forma de zigue-zague, menos definidos do que o crespo macio.4C - Crespo sem forma: cachos muito fechados, em forma de zigue-zague, mas sem nenhuma definição.


Gostou das dicas? Quer saber como ser um expert em cabelos? Clique aqui e descubra

Fonte de estudo:Sites confiáveis


Institutoluna.com


Diga nos comentários qual seu tipo de cabelo!!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Instituto Luna® - Luna Cosméticos®

Av. MarechaL Rondon, 2051, Morada do Vale I, Gravataí RS

(51) 98444.7535
www.facebook.com/InstitutoLunaRS