• Instituto Luna

Por que não consigo guardar dinheiro?

O grande porquê

Um dos motivos mais fortes que eu vejo é que as pessoas não tem um porquê para fazer o que fazem. Não tem um objetivo de vida, uma meta, um sonho. O porquê é o motor do seu carro. É ele que faz você agir. É uma emoção que impulsiona a sua vida. Sem ele qualquer pequeno obstáculo pode se tornar extremamente grande a ponto de fazer você desistir.

Já pensou que, quando você quer muito alguma coisa, você faz de tudo para alcançar aquilo? Pense quando você está totalmente apaixonado por uma pessoa. Você faz coisas que nunca imaginou que pudesse fazer só para ter aquela pessoa ao seu lado.

Pois é… uma das dicas que eu quero passar hoje é essa: esteja apaixonado pelo seu porquê. Ele será o seu motor diário.


Falta de comprometimento

Por não ter um porquê, muitas pessoas não tem vontade de fazer o que é necessário para poupar dinheiro. É aquela velha história: “se der certo deu… se não, paciência.” Depois quando a pessoa não tem resultado, ela reclama e poe culpa na economia, no governo e por aí vai. É capaz da culpa sobrar até para você se estiver por perto dela. As pessoas não são maduras para admitir que o poder está muito mais nas mãos delas do que no famoso “destino”.

E essa é uma das grandes diferenças entre as pessoas que têm resultados para o resto das pessoas. Elas admitem os seus erros e batalham para melhorarem e alcançarem os suas metas. Elas estão comprometidas com o seu objetivo. Por esse motivo comprometa-se com os seus sonhos e objetivos. Não arranje desculpas, mas sim soluções. Esteja sempre focado em melhorar.


Tenha um Planejamento

Depois de saber o porquê de querer o que você quer, você precisa de um plano. Quando montamos um plano, é muito importante detalharmos o máximo possível para não surgirem dúvidas. Nos momentos de dúvidas, geralmente estamos estressados. E, quando estamos estressados, não tomamos boas decisões.

Por isso o planejamento deve ser feito antes dos problemas surgirem. Assim, você já terá pensado numa solução eficiente, uma vez que você estava calmo e racional no momento que criou o seu planejamento.

Eu defino um planejamento em 4 etapas:

Planejar;Agir;Analisar resultados;Fazer alterações.

Para ter bons resultados você precisa mensurar os resultados das suas ações. No caso quando você vai poupar poupar, você precisa mensurar quanto você poupa por mês (ou até mesmo a cada semana) e verificar se tudo está indo de acordo com o seu objetivo.


Exemplo: Quero poupar 1200 reais por ano. Isso dá 100 reais por mês, ou 23,07 reais por semana (existem 52 semanas em um ano). Agora eu sei que a cada mês eu devo poupar 100 reais. Se eu verificar a minha meta só no final do ano, pode ser que eu me dê muito mal, porque eu posso ter poupado menos e não ter me dado conta.

O ideal é a cada mês eu verificar se eu estou seguindo a minha meta. Se naquele mês eu poupei 90, por exemplo, é importante eu poupar 110 no próximo mês para compensar.

Enfim, é igual a um avião sem piloto automático. Precisamos estar corrigindo a rota dele a todo momento. Caso contrário, ao invés de irmos ao EUA, podemos parar na Espanha.

Resumindo:

Tenha um grande porquê para alcançar o seu objetivo;Se comprometa com o porquê e com as suas metas;Faça um planejamento e verifique se você está seguinte ele à risca. Só assim você saberá se está alcançando o seu objetivo.

No mais era isso.

Abraço e sucesso, Leonardo Rocha

10 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Instituto Luna® - Luna Cosméticos®

Av. MarechaL Rondon, 2051, Morada do Vale I, Gravataí RS

(51) 98444.7535
www.facebook.com/InstitutoLunaRS